Noruega: campeões dos eléctricos mas não acreditam nas vantagens ecológicas

Diz-se que os números não enganam, mas às vezes podem fazer alguma confusão. É o caso dos resultados apresentados num estudo realizado pela Cetelem sobre a reacção do público face aos veículos eléctricos. É um trabalho muito completo, que aborda as mais diversas vertentes deste sector. Entre elas surgem os resultados a uma pergunta simples: "um veículo ecológico equivale a um veículo 100% eléctrico?".

A questão é premente numa altura em que a grande justificação para a aposta na electrificação passa pelas vantagens ambientais e pela saúde pública, sobretudo nas cidades. Mas, é curioso que a noruega, um dos países com maior número de veículo 100 por cento eléctricos vendidos "per capita", tenha sido aquele onde os consumidores são mais cépticos.

Entre os 16 países onde decorreu o inquérito, Portugal e a China (94%) são os países mais receptivos a esta ideia, que recolheu 89% de respostas positivas. A Noruega surge em contra-ciclo. Apenas 78% respondeu afirmativamente a esta questão, um valor muito inferior à média global…

Em destaque